Prepare seu coração, pras coisas que vou lhes contar… 

Há algum tempo (pouco mais de 2 anos) eu me desafiei a postar uma foto por dia, por 1 ano. Falhei algo depois de fazer 50% do desafio. Inspirado nesse desafio, em 2017 vou postar uma música por dia. Talvez mais de uma, mas a intenção eh ter pelo menos uma por dia. E a primeira música eh uma que me marcou na época que eu cantava em coral, que é Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, e interpretada por Jair Rodrigues. Foi campeã do festival da MPB de  1966, junto com A Banda, de Chico Buarque.

A música,  para quem ouve atualmente, e não sabe de sua história, conta a história de um peão de boiadeiro que já viu muita coisa nessa vida, como mostra os versos “Mas o mundo foi rodando nas patas do meu cavalo / E nos sonhos que fui sonhando, as visões se clareando / As visões se clareando, até que um dia acordei”, e que por isso não liga pra opinião dos outros (“Se você não concordar / não posso me desculpar / Não canto pra enganar / vou pegar minha viola / vou cantar noutro lugar”), mas para quem prestar um pouco mais de atenção, compara a vida do trabalhador explorado com um boi no boiadeiro, como mostra os versos “(…) e dono de gado e gente / porque gado a gente marca / tange, ferra, engorda e mata / mas com gente é diferente”, como é típico das letras do Vandré, como em “para não dizer que não falei das flores”

001-disparada

Enfim… Abaixo está o link para essa música… Espero que gostem…

Deixe um comentário